top of page

Três praias chinesas que têm tudo a ver com a China de hoje!

A China hoje em dia é alvo de holofotes internacionais, e os motivos disso são vários. Só por citar alguns, o seu crescimento econômico é quase inabalável, possui uma imensidão territorial e uma cultura milenar ainda ilesa em alguns lugares, além de ter a maior população do mundo, e por aí vai.


Sobre o que nos interessa mais, a China é uma das maiores nações oceânicas do mundo, possuindo aproximadamente 3 milhões de km2 de área marítima territorial, 18 mil km de extensão na sua zona costeira (no Brasil temos algo como 8mil) e 6500 ilhas ao lado do continente chinês!


Por isso, nós selecionamos três praias chinesas que, coincidentemente ou não, refletem o que é a China na atualidade.


1. POPULOSA

huiqai-china.jpg

Praia de Huiqan. Estima-se que essa praia recebe um número maior que 200mil banhistas ao mesmo tempo, em uma manhã de verão de um final de semana. Esse número é ainda mais preocupante, quando é contrastado com 23,2 mil m² de área média da faixa de areia, levando a uma média de 9 pessoas por metro quadrado! A sorte disso tudo, é que em alguns momentos, muitos desses banhistas entram no mar e ajudam a “aliviar” o encosta-encosta na areia.


2. EXÓTICA

praiavermelha-china.jpg

A praia de Honghai que significa “mar vermelho” se trata de um delta do rio Liaohe e está localizada a 30 km de Panjin, na China. Essa famosa paisagem vermelha é ocasionada devido a coloração de uma planta da família Chenopodiaceae, Suaeda salsa. Essa vegetação de solo salino e zona entremarés é uma espécie amplamente utilizada como bioindicador de ambientes estressados além de ser aplicada como remediadora de áreas alagadas degradadas. O resultado dessa coloração vermelha está na imagem acima, que atrai milhares de turistas curiosos com o fenômeno da praia vermelha.


3. TECNOLÓGICA

praiartificial-chin.jpg

Praia do edifício New Century Global Center. No mês de junho de 2013, foi inaugurado o maior edifício do mundo, localizado na província de Sichuan, que ocupa uma área de 1,7milhão de metros quadrados (algo como dez maracanãs!). E, dentro dele, além de diversas outras atrações, foi projetada uma praia para 6.000 banhistas, com ondas, brisa marinha e sol artificiais!


Fontes:

http://www.institutodeengenharia.org.br/site/noticias/exibe/id_sessao/4/id_noticia/7716/Maior-edif%C3%ADcio-do-mundo-ser%C3%A1-maior-que-M%C3%B4naco

http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-sol-e-praia/conheca-a-praia-mais-lotada-do-mundo-veja-fotos-18222.asp

Xiaoli Liu et al. Metabolomic Study on the Halophyte Suaeda salsa in the Yellow River Delta. Clean – Soil, Air, Water 2011, 39 (8), 720–727. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/clen.201000515/pdf


Em destaque
Mais recentes
Siga-nos!
Procure pelas tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2023 por Salve o Planeta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page