Briana Bombana
Oceanógrafa (UNIVALI, Brasil) com intercâmbio estudantil (UALG, Portugal). É também titulada no Máster Internacional em Gestão de Zonas Costeiras e Estuarinas (UPC, Espanha) e, atualmente, está finalizando o seu mestrado em Manejo Costeiro Integrado (UDELAR, Uruguai). Por sua formação, ministrou aulas de Processos Litorâneos para o curso de Engenharia Ambiental (UDESC, Brasil).
Reconhece-se como uma amante das praias desde criança, quando costumava veranear no litoral de Santa Catarina, mas nos últimos anos (desde 2008) é que tem participado de pesquisas e programas de ensino que a fizeram entender melhor e amar mais ainda esses ambientes. Dentre os tópicos que tem abordado, destacam-se a gestão costeira, a governança e a gestão de praias, a artificialização da orla e a erosão praial.
Idealizou o presente site porque adora aprender, escutar, falar e escrever, e porque acredita que o conhecimento sobre as coisas tem a capacidade de melhorar o mundo ao nosso redor.

As praias e seu entorno parecem tão simples como sentar embaixo do guarda-sol tomando água de coco, mas são bem mais complexos do que a gente imagina. No dicionário, as praias são definidas como uma orla de terra, ordinariamente coberta por areia ou pedras, que confina com o mar, um rio ou um lago. Porém, existem afirmações de que elas não devem ser somente percebidas como ambientes compostos por areia e ondas que ali chegam, já que são também espaços de desenvolvimento humano, lugar de espairecimento e trabalho para muitas pessoas no mundo, e apresentam uma grande importância ecológica. Assim, elas contribuem pra nossa vida cotidiana, de diversas maneiras. Só pra citar algumas dessas contribuições, são o cartão postal da localidade turística, são uma zona de amortecimento de eventos de tempestade no litoral e são locais de nidificação de aves.
Ao pensar nisso, decidimos criar o site Sou Praia, que nada mais é, que uma iniciativa de especialistas sobre a zona costeira com o objetivo de divulgar e melhorar a informação disponível sobre as praias e entorno, através de olhares diferentes. Para tal, organizamos o site em quatro espaços principais: 1. O blog com notícias e reflexões, inclusive de convidados especiais; 2. O glossário com termos técnicos para estudantes, pesquisadores e interessados; 3. A lista de links, com páginas de temas específicos relacionados; e, 4. O canal de contato dos leitores, onde quaisquer sugestões, dúvidas, reclamações e/ou divulgações podem ser realizados via e-mail.
Finalmente, queremos dizer que fiquem à vontade para nadar nesse nosso mar cibernético! Sejam muito bem-vindos!
Atenciosamente, Equipe Sou Praia.
Fontes:
Dicionário priberam da língua portuguesa. Em: http://www.priberam.pt/dlpo/praia
Botero C & Díaz L. 2009. La playa como espacio costero particular en la Gestión Integrada Costera, revisión desde la bibliografía especializada. Revista Medio Ambiente, Sustentabilidad y Turismo, vol. 2: 99-107.
Gabriela Félix
Bióloga (UNISUL, Brasil), atualmente finalizou seu mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental (UNIVALI, Brasil), com período sanduíche (UdelaR, Uruguai), onde trabalhou com praias arenosas de Balneário Camboriú (SC, Brasil) e Montevidéu (Uruguai). Possui experiência com análises de comunidades bênticas e análise da qualidade visual da paisagem.
Por ter crescido em uma Laguna, o litoral sempre fez parte de seu cotidiano. Seu interesse pela zona costeira aumentou com o mestrado, que a fez conhecer um pouco mais sobre esses ambientes complexos e heterogêneos.
Acredita que a melhor parte de adquirir conhecimento é poder disseminá-lo e ser uma multiplicadora de boas e novas ideias.

Camila Longarete
Oceanógrafa (UNIVALI, Brasil), atualmente participa do programa de mestrado em Manejo Costero Integrado (UDELAR, Uruguai). Foi bolsista de mobilidade em uma estância no laboratório de Ciências da Terra (UCA, Espanha). Sua vivência em países diferentes, trabalhando sempre com o tema zona costeira lhe proporcionou o conhecimento das distintas percepções e métodos de trabalho utilizados.
Sempre teve uma relação muito forte com a costa. Como é nascida em uma cidade litorânea, desde muito pequena frequenta este ambiente como forma de divertimento, mas sua graduação em oceanografia lhe fez perceber a complexidade e a tamanha importância do mesmo. Possui experiência em geomorfodinâmica de praias, uso, ocupação e artificialização da costa, análise de risco e gestão costeira.
A construção do site é uma maneira de poder dividir conhecimento, e pôr em prática o que acredita e idealiza sobre uma ciência interdisciplinária e livre para todos.
