top of page
Buscar

Invertebrados, nós vamos invadir sua praia...

  • soupraia
  • 10 de fev. de 2015
  • 3 min de leitura

A gente quase não consegue ver, mas muitos animais podem ser encontrados a beira mar, e não estamos falando só da Tatuíra! É difícil imaginar que exista uma rica e abundante biodiversidade vivendo bem embaixo das nossas cadeiras de praias, mas a verdade é que a maioria desses animais possuem tamanho muito reduzido e por isso acabam passando despercebidos, principalmente porque quando vamos a praia o que mais queremos é relaxar e não pensar que existem milhares de bichos vivendo bem embaixo da nossa canga.

praia.jpg

Fonte: Laboratório de Ciências Marinhas

A fauna de praias arenosas é ampla se considerarmos todos os componentes do ecossistema, mas aqui nós vamos falar um pouquinho sobre aqueles bichos que não são tão famosos quanto as baleias e as gaivotas. Por incrível que pareça, praias arenosas são constituídas principalmente por invertebrados! Estes animais são classificados conforme seu modo de vida, compondo a epifauna ou infauna. Além disso ainda são classificados conforme seu tamanho em macrofauna, meiofauna e microfauna.


A macrofauna são aqueles organismos maiores, que conseguimos visualizar, muitas vezes, a olho nu. Corresponde aos organismos que são maiores que meio milímetro (500 µm). Já a meiofauna é caracterizada pelos indivíduos que possuem tamanho dentro do intervalo entre 63 e 500 μm e a microfauna é composta por organismos menores que a meiofauna, ou seja, aqueles que passam por malhas de 63 μm: bactérias e protozoários ciliados. Certo, mas porque é importante saber todo esse blá blá blá? Sei lá, nós que estudamos isso achamos pertinente já que eles ajudam a depurar a qualidade do ambiente, mas se você trabalha com marketing, talvez não seja tão interessante assim. O fato é que esses animais vem sendo muito estudados para medir poluição em praias e outros impactos. Ainda não está convencido de que precisa conhecer esses bichos? Continue lendo...

Sem_título2.jpg

Fonte: Reprodução

A macrofauna é representada pela maioria dos grupos taxonômicos. SIM, estamos falando de muitos representantes dos mais variados filos. É quase impossível ir a praia e não esbarrar com alguns desses caras. Conchas, estrelas-do-mar e até mesmo as tatuíras. Isso porque a macrofauna nem é tão pequena assim. Cnidaria, Nemertea, Annelida, Mollusca, Echiura, Sipuncula, Crustacea, Pycnogonida, Brachiopoda, Echinodermata e Hemichordata são os filos que compõe este super grupo.

macro.jpg

Fonte: Reprodução


Outra turma que podemos encontrar aos montes em praias, são aqueles chamados de meiofauna. Os representantes desse grupo são microscópicos (por sorte, dá uma olhada nas fotos abaixo e imagina só se eles tivessem o tamanho de uma barata!). Nematoda, Copepoda, Ostracoda e Tardigrada são seus principais representantes. Normalmente os Nematoda são os mais representativos em sedimentos costeiros, apesar de serem bem parecidos eles exercem posições distintas na cadeia alimentar. Mas nós nem vamos entrar nessa conversa agora porque isso já é outra história.


meio.jpg

Fonte: Reprodução

Dá para acreditar que existem milhões desses bichos juntos de você na praia?


Pois a próxima vez que você for, pegue um punhado de areia, só na palma da sua mão vai ter mais ou menos uns 1000 animais. Ficou assustado? Relaxa, eles não fazem mal algum, pelo contrário, quanto mais bicho tiver, melhor para você. Do contrário, nós é que causamos um rebu na vidinha deles. Imagina só, domingo de sol, muitas pessoas vão curtir aquela farofa na praia, é criança correndo, mulher esparramada na canga, homem correndo a beira mar, castelo de areia sendo construído... Agora imagina aqueles seres microscópicos vivendo embaixo de tudo isso? É como se uma avalanche meets tsunami meets furacão Catarina passasse na sua casa...


Então o que devemos fazer? Não ir a praia? Não pisar na areia? Nãããão. Só passar protetor solar e recolher seu lixinho. Ou seja, nada além da sua obrigação.

Tchaul.


Fonte:


Mclachlan, A. & Brown, A.C. 2006. The Ecology of Sandy Shores. Elsevier.373p.

 
 
 

Comments


Em destaque
Mais recentes
Siga-nos!
Procure pelas tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2023 por Salve o Planeta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page