Letra P
Planícies Costeiras ou Baixadas Litorâneas (PT-Br)
Superfícies geomorfológicas deposicionais de baixo gradiente, formadas por sedimentação, predominantemente subaquosa, que margeiam corpos de água de grandes dimensões, como o mar ou oceano, representadas comumente por faixas de terrenos recentemente (em termos geológicos) emersos e compostos por sedimentos marinhos, continentais, fluviomarinhos, lagunares, etc. em geral de idade quaternária. [1].
Planícies de cherniers (PT-Br)
Sucessão de cristas praiais arenosas (50-500m) separadas entre si por sedimentos argilosos e/ou orgânicos. Grande suprimento de lama e pouca areia sendo submetido. Fases erosivas periódicas. [1].
População (PT-Br), Population (EN)
Grupo de organismos da mesma espécie, ocupando uma área específica. [2].
Pós-praia (PT-Br), Backshore (EN)
Zona convexa da praia, tendo como limite externo a face da praia e como limite interno, a base da duna. [3].
Praia (PT-Br), Beach (EN), Playa (ES)
Corresponde à zona perimetral de um corpo aquoso (lago, mar ou oceano), dominada por ondas e composta de material granular inconsolidado*, comumente arenoso (0,062-2mm), ou mais raramente cascalhoso (2 a 60mm), além de conter teores variáveis de biodetritos (fragmentos de conchas de moluscos, etc.). [4].
Embora usualmente os sedimentos e as ondas sejam características das quais as praias necessitam para “ocorrer”, elas são também influenciadas e modificadas por outros processos, particularmente marés e vento, e por outros parâmetros, como tamanho e tipo de sedimento, biota, temperatura do ar e da água e química desta água. [5].
Praia-média (PT-Br)
--
Preamar (PT-Br)
Altura máxima do nível do mar ao longo de um ciclo de maré, também chamada de maré cheia. [6].
Progressiva ou deslizante (PT-Br), Spilling breaker (EM)
Em praias com baixa declividade, onde as ondas quebram gradualmente e dissipam sua energia em uma larga face praial. [7].
Profundidade de fechamento
--
Projeto Orla
O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla) é uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de sua Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR), e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no âmbito da sua Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MP). Suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade. Os seus objetivos estão baseados nas seguintes diretrizes:
*Fortalecimento da capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada da orla, aperfeiçoando o arcabouço normativo para o ordenamento de uso e ocupação desse espaço;
*Desenvolvimento de mecanismos de participação e controle social para sua gestão integrada;
*Valorização de ações inovadoras de gestão voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e da ocupação dos espaços litorâneos. [8].
Referências
[1] Suguiu, Kenitiro. Tópicos de Geociências para o Desenvolvimento Sustentável: as Regiões Litorâneas. Em: Revista do Instituto de Geociências. São Paulo: USP.
[2]. Garrison, T. 2009. Essentials of Oceanography. Brooks/Cole Cencage Learning, Belmont, EUA.
[3]. Klein, A.H.F. Material de aula Evolução e Proteção Costeira. Curso de Oceanografia, UNIVALI, Itajaí (SC), 2010.
[4]. Suguiu, Kenitiro. 2003. Geologia Sedimentar. Editora Blucher, São Paulo/SP, Brasil.
[5].Short, Andrew. 2013. Material de aula, da disciplina Morfodinâmica de Ambientes Costeiros. Tópicos especiais do programa de pós-graduação em Geografia, UFSC, Florianópolis/SC, Brasil.
[6]. Decreto 5.300/04. Regulamenta a Lei no 7.661, de 16 de maio de 1988, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro - PNGC, dispõe sobre regras de uso e ocupação da zona costeira e
estabelece critérios de gestão da orla marítima, e dá outras providências
[7]. Hoefel, F.G. 1998. Morfodinâmica de Praias Arenosas Oceânicas. Uma revisão Bibliográfica. Editora UNIVALI.
[8]. Ministério do Meio Ambiente. Projeto Orla. Disponível em: http://www.mma.gov.br/gestao-territorial/gerenciamento-costeiro/projeto-orla