top of page

Letra M

 

Maré (PT-Br), Tide (EN), Marea (ES)

O termo maré pode se referir a dois fenômenos distintos: 1. Maré astronômica, 2. Maré meteorológica. [1]. Embora, para este último fenômeno, alguns consideram que a sua denominação é imprópria.

 

Maré astronômica (PT-Br)

Subida e descida periódicas (ritmo praticamente regular) do nível do mar e de outros corpos de água ligados ao oceano [1], pela atração de corpos celestes, como a Lua e o Sol.

 

Maré de quadratura (PT-Br)

Maré astronômica de pequena amplitude ocasionada pelo ângulo reto formado pela Lua e pelo Sol. Nas marés de quadratura a Lua e o Sol formam com a Terra um ângulo reto, onde a atração da Lua é diminuída pela do Sol. A maré de quadratura ocorre em fases da lua conhecidas como quarto crescente e quarto minguante. [2].

 

Maré de sizígia (PT-Br)

As maiores amplitudes de maré astronômica verificadas são durante as luas nova e cheia e são chamadas de maré de sizígia. Ela ocorre quando a influência da Lua e do Sol se reforçam uma a outra, produzindo as maiores marés altas e as menores marés baixas. [2].

 

Maré meteorológica (PT-Br), Storm surge (EN)

Condições de tempestade ou próximas a estas que aumentam a variação da maré, elevando ou diminuindo seu nível além do previsto nas taboas de maré (astronômica) [1]. Alguns especialistas consideram que a denominação deste fenômeno é imprópria.

 

Mergulhante (Onda) (PT-Br), Plunging breaker (EM)

Onda que ocorre em praias com declividade moderada e alta. Nesse caso as ondas quebram rapidamente formando um tubo, e sua energia é dissipada numa porção pequena do perfil da praia. [3].

 

Milha náutica (PT-Br)

Unidade de distância usada em navegação e que corresponde a um mil, oitocentos e cinqüenta e dois metros. [4].

 

Referências

[1]. Stewart, Robert. Introduction to physical oceanography. Texas A & M University, USA. 2008. 

[2]. Trujillo, A.P. & Thurman, H. V. 2011. Essentials of Oceanografy. Ed. Prentice Hall

[3]. Hoefel, F.G. 1998. Morfodinâmica de Praias Arenosas Oceânicas. Uma revisão Bibliográfica. Editora UNIVALI.

[4]. Decreto 5.300/04Regulamenta a Lei no 7.661, de 16 de maio de 1988, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro - PNGC, dispõe sobre regras de uso e ocupação da zona costeira e estabelece critérios de gestão da orla marítima, e dá outras providências.

 

© 2023 por Salve o Planeta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page