top of page

Letra D

 

Deslizante (Onda) (PT-Br)

...

 

Dissipativa (PT-Br), Dissipative (EN)

Em praias dissipativas a declividade é suave e as ondas de alta energia são dissipadas ao longo da zona de surfe. Essa por sua vez é bem desenvolvida e o sedimento da praia é geralmente fino, a arrebentação é deslizante e progressiva. [1].

 

Dunas (PT-Br), Dunes (EN), Dunas (ES)

Formações arenosas costeiras originadas pelo transporte de grãos pelo vento, do mar em direção à costa. [2].

 

Dunas frontais (PT-Br) 

Dunas paralelas à linha de costa, convexas, simétricas a assimétricas formadas no topo do pós-praia por deposição eólica de areia com vegetação. [3].

 

Dunas frontais incipientes (PT-Br)

São dunas frontais recentemente desenvolvidas com comunidades de plantas pioneiras. [3].

 

Dunas frontais estabilizadas (PT-Br)

Desenvolvem-se de dunas frontais incipientes e são distinguidas pelo crescimento de espécies intermediarias, frequentemente arborizadas, e comumente pela sua grande complexidade morfológica, altura e largura. Variam de dunas muito baixas (~1m) em algumas ilhas barreira dominadas por overwash e em áreas de aporte limitado de sedimentos, até 30-35m em altura em algumas instâncias. [3].

 

Dunas móveis (PT-Br)

Corpos de areia acumulados naturalmente pelo vento e que, devido à inexistência ou escassez de vegetação, migram continuamente; também conhecidas por dunas livres, dunas ativas ou dunas transgressivas. [4].

 

Dunas Parabólicas (PT-Br)

Dunas em forma de U caracterizadas por cumes alongados e puxados cujos quais terminam em cumes em forma de U, lençóis de areia e campos de dunas, na direção do vento. [3].

 

Referências

[1]. Hoefel, F.G. 1998. Morfodinâmica de Praias Arenosas Oceânicas. Uma revisão Bibliográfica. Editora UNIVALI.

[2]. Mclachlan, A. & Brown, A.C. 2006. The Ecology of Sandy Shores. Elsevier. 373p.

[3]. Short, Andrew. (1999). Handbook of Beach and Shoreface Morphodynamics. Chichester, England: John Wiley & Sons, Ltda. 

[4]. Decreto 5.300/2004. Regulamenta a Lei no 7.661, de 16 de maio de 1988, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro - PNGC, dispõe sobre regras de uso e ocupação da zona costeira e estabelece critérios de gestão da orla marítima, e dá outras providências.

© 2023 por Salve o Planeta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page